Gabriella Lodi Martelo dos Santos

Objetivo

Trabalhar com inovação a partir do desenvolvimento tecnológico com aplicação de Nanotecnologia.

20 anos
Brasileira
gabriellalodimartelo@gmail.com
21974002619
Rio De Janeiro, RJ

Idiomas

Português — Fluente/Nativo.
Inglês — Intermediário
Espanhol - Básico

Conhecimentos Técnicos

Curso capacitação em polímeros.
Linguagem de Programação (C#, HTML, CSS, SQL, JAVASCRIPT, PYTHON)
Excel.

Prêmios e Reconhecimentos

Menção Honrosa na OBMEP 2018 E 2019.
Menção Honrosa OMERJ 2017.
Medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática 2019.
Semana Nacional da Nanotecnologia e Nanociência

Formação

07/2021 (em andamento)

Nanotecnologia

UFRJ — Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluna do segundo ano do curso de Nanotecnologia ofertado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalha no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano como aluna de iniciação científica em Avaliação da geração de Microplásticos no sono e no oceano a partir da incorporação de nano partículas de óxido de zinco na matriz do polietileno, na área de engenharia de materiais e nanotecnologia. Tem experiência com processo de nanoprecipitação e formação de nutracêuticos. Possuí interesses nas áreas de nanotecnologia, nanomateriais, engenharia de materias, biomateriais, nanofarmacos, química e nanomedicina.

04/2018 - 12/2020

Ensino Médio integrado em desenvolvimento de sistemas

Colégio Pedro II — Campus Tijuca II

Aluna formada no ensino médio com técnico em desenvolvimento de sistemas (Programação). Premiada dois anos seguidos com menção honrosa na OBMEP (2018 e 2019), sendo no ano de 2019 premiada com medalha de ouro em nível estadual e nacional na Olimpíada Matemática sem fronteiras.

Atividades Extracurriculares

05/22 - 05/23

Iniciação científica em Nanoprecipitação e Nutracêuticos

IMA - Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano

Pesquisa na área de Nanoprecipitação e Nutracêuticos no IMA da UFRJ a partir do encapsulamento em nano escala da creatina.

12/2022 (em andamento)

Avaliação da geração de microplásticos no solo e no oceano

IMA - Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano

pesquisa voltada à avaliação da geração de micro plásticos no solo e no oceano com utilização de nano cargas.

Objetivo:
Identificar tempo de degradação dos materiais poliméricos a fim de avaliar a geração de micro plásticos com e sem uso de nanotecnologia.pesquisa voltada à avaliação da geração de micro plásticos no solo e no oceano com utilização de nano cargas. Objetivo: Identificar tempo de degradação dos materiais poliméricos a fim de avaliar a geração de micro plásticos com e sem uso de nanotecnologia.
Competências: Materiais · Capacidade de organização · Ciência dos materiais · Nanomateriais · Nanociência · Nanotecnologia

04/2023 - 04/2023

Semana Nacional de Nanotecnologia e Nanociências

Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da Universidade Federal do Rio de Janeiro

05/2022 - 05/2022

Semana Nacional de Nanotecnologia e Nanociências

Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cursos

04/21 - 06/2022

6 horas por semana

New Cultura Express

Cultura Inglesa

Curso de inglês Básico ofertado pela Cultura inglesa.

06/2022 - 01/2023

6 horas por semana

Curso de Inglês - TOP FLEX

Ibeu

Curso de inglês intermediário ofertado pelo IBEU na modalidade EAD.

01/2023 (em andamento)

6 horas por semana

Curso de inglês - MASTER FLEX

IBEU

Curso de inglês avançado ofertado pelo IBEU.

09/2022 - 12/2022

60 horas

Capacitação em polímeros

IMA - Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano UFRJ

Módulo I – Ciência de Polímeros - Carga horária: 20 horas
Polímeros: o que são, de onde vem e seu valor;
Propriedades dos polímeros;
Matrizes, cargas (macro, micro e nano) e aditivos;
Poliadição e Policondensação;
Cinética de polimerização;
Polimerização via radicais livres, via iônica (aniônico e catiônico).

Módulo II – Caracterização de Polímeros - Carga horária: 20 horas
Análises térmicas;
Análises espectroscópicas;
Técnicas de Microscopia;
Caracterização morfológica.

Módulo III – Processamento de Polímeros - Carga horária: 20 horas
Aditivação;
Elastômeros;
Elastômeros termoplásticos;
MFI;
Descrição de equipamento e processo: Prensagem, Rotomoldagem, Termoformação, Extrusão, Injeção e Sopro.

06/2022 (em andamento)

Nanotecnologia e Neurociência computacional

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Projeto de extensão.
Nanotecnologia e neurociência computacionalNanotecnologia e neurociência computacional
ago de 2022 - até o momentoago de 2022 - até o momento

Associado(s) a UFRJ - Universidade Federal do Rio de JaneiroAssociado(s) a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Exibir projeto
A Neuropedagogia constitui-se como uma Unidade na Diversidade das Ciências Biológicas e Humanas,
aliadas à tecnologia. O avanço das Neurociências revelou o fenômeno educativo sob novos aspectos de
seu objeto. Assim sendo, podemos falar de uma diversidade de Ciências, que vão da Neurobiologia,
Psicologia, Sociologia à Filosofia. Desta forma, tornou-se relevante, o enquadramento conceitual da
Neuropedagogia , de acordo com a perspectiva de Sistema Complexo, encontrando no objeto educativo a
polissemia dos saberes e a transitividade entre as linguagens do conhecimento. Isto implica na
necessidade do desenvolvimento de modelos de engenharia mentais-cerebrais aplicados à metodologias
próprias.
Realiza-se, afinal, a emergência de uma nova ciência que implica em pesquisas e aplicações
computacionais, resultante de um mosaico funcional epistêmico que abrange a constituição e a
prossecução de objetos neuropsicoeducativos. Esta transdisciplinaridade característica da
Neuropedagogia em si, abre perspectivas de resolução para os impasses que têm assaltado a
problemática geral das relações entre a filosofia, as ciências e as tecnologias.
Não podemos perder de vista o fato de que o carácter multifacetado do objeto 'Neuropedagógico' conduz a
modelos científicos multidimensionais e transdimensionais. que requerem incessantemente a atribuição de
sentido acerca dos conceitos de Sistema Complexo, impulsionando, desde logo, a reformulação crítica da
Escola – Academia: a superação de um determinado conjunto de valores e de uma determinada visão do
mundo, isto é a transformação da escola de conteúdos em escola dos processos.

02/21 - 05/23

63,5 horas

Programação em Python: Do básico ao avançado

Geek University - UDEMY

Curso de programação em python até o avançado.

08/2018 - 08/2018

14

Metodologia e prototipagem em FABLAB

SENAI

Metodologia e prototipagem dentro de FABLAB

07/2019 - 07/2019

10 Horas

Introdução ao desenvolvimento de app android

IPED CURSOS

Curso introdutório ao desenvolvimento de aplicativos no sistema android.

Conteúdo do curso
Capítulo 1
Aula 1. Action bar
Aula 2. Bottom bar
Aula 3. Navegação interna
Capítulo 2
Aula 4. Java, Android e tipos de dados
Aula 5. Funções e classes Java
Aula 6. Laços e condicionais
Aula 7. Material design
Capítulo 3
Aula 8. Como aplicar o material design?
Aula 9. Application Programming Interface (API)
Aula 10. Download Android Studio

04/2019 - 04/2019

20 horas

Lógica de prohgramação

Softblue cursos online

Curso Express: Lógica de Programação

1) Introdução à Lógica de Programação:
Este módulo introduz os conceitos de lógica, lógica de programação e algoritmos. Aqui que você também prepara o seu ambiente de criação e execução de algoritmos.
Aula #1.1 (Prática): Afinal, o que é lógica de programação?
Aula #1.2 (Prática): Instalando a ferramenta Softblue Logic IDE - Windows
Aula #1.3 (Prática): Instalando a ferramenta Softblue Logic IDE - Linux
Aula #1.4 (Prática): Instalando a ferramenta Softblue Logic IDE - MacOS
Aula #1.5 (Prática): Estes são os recursos da Softblue Logic IDE
Aula #1.6 (Prática): Como baixar os códigos-fonte das aulas do curso

2) Criando e executando seus primeiros algoritmos:
Neste módulos são abordados os tipos de dados básicos, criação de variáveis e os operadores aritméticos.
Aula #2.1 (Prática): Trabalhando com variáveis e operadores matemáticos
Aula #2.2 (Prática): Calculando a média das notas
Aula #2.3 (Prática): Calculando juros compostos
Aula #2.4 (Prática): Convertendo a temperatura de oF para oC
Aula #2.5 (Prática): Resolvendo uma equação do 2o grau
Aula #2.6 (Prática): Mais sobre o pot e o rad

3) Controlando o fluxo de execução dos seus algoritmos:
Neste módulo você vai aprender a controlar o fluxo de execução de algoritmos, usando estruturas de seleção e repetição. Os operadores relacionais e lógicos também são abordados em detalhes aqui.
Aula #3.1 (Prática): Vai por aqui, ou por ali...
Aula #3.2 (Prática): Encontrando os números pares de um intervalo qualquer
Aula #3.3 (Prática): Gerando a tabuada de um número
Aula #3.4 (Prática): Outra forma de calcular a média das notas
Aula #3.5 (Prática): Gerando a sequência de Fibonacci
Aula #3.6 (Prática): Entendendo a tabela-verdade
Aula #3.7 (Prática): Mais um exercício lógico

4) Tipos de dados avançados:
Este módulo aborda outros tipos de dados importantes, como vetores, matrizes (que são vetores bidimensionais) e tipos de dados customizados (que você mesmo cria).
Aula #4.1 (Prática): Ordenando elementos em um vetor de uma dimensão
Aula #4.2 (Prática): Somando elementos em uma matriz de duas dimensões
Aula #4.3 (Prática): Criando um novo tipo de dados: ContaBancaria

5) Organizando os algoritmos em funções:
Este módulo aborda três tipos de dados: vetores, matrizes e tipos de dados customizados.
Aula #5.1 (Prática): Criando uma função para encontrar o maior número de uma sequência
Aula #5.2 (Prática): Criando uma função para calcular taxa de crescimento
Aula #5.3 (Prática): Calculando o fatorial de um número usando uma função recursiva

6) Criando um Jogo da Velha (que funciona!):
Aqui você vai criar, a partir do zero, um algoritmo de um Jogo da Velha que funciona e que pode ser jogado por 2 jogadores! A ideia é reunir os conhecimentos passados durante o curso e aplicar em algo prático e funcional.
Aula #6.1 (Prática): Criando o tabuleiro do jogo e as funções para zerar e imprimir
Aula #6.2 (Prática): Criando os jogadores e o conceito de jogada
Aula #6.3 (Prática): Criando o loop do jogo e efetuando jogadas no tabuleiro
Aula #6.4 (Prática): Intercalando as jogadas dos dois jogadores
Aula #6.5 (Prática): Detectando jogadas duplicadas
Aula #6.6 (Prática): Detectando o fim do jogo

14 horas

Metodologia e Prototipagem em FABLAB

SENAI